Um quarto das organizações sem fins lucrativos treinam - Monitor da Educação Corporativa
Um quarto das organizações sem fins lucrativos treinam
Dados são de pesquisa do Conselho Gestor da Internet e se referem só ao treinamento para informática e internet
Foto: Rafael Neddermeyer - Fotos Públicas
Foto: Rafael Neddermeyer - Fotos Públicas
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...Loading...
13 - fev - 2015
0 Flares 0 Flares ×

Lançada no final do mês passado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a pesquisa TIC Organizações sem Fins Lucrativos 2014 concluiu que chega a um quarto (25%) a proporção de instituições sem fins lucrativos que treinam internamente seus funcionários ou terceiros oferecendo cursos em informática, computador e/ou internet. Verificou também que 13% das instituições pagaram cursos externos para funcionários oou terceiros (tais como voluntários).

A região do país que possui maior proporção de instituições que ministram cursos internos é a Região Norte, onde 41% delas treinam para essas áreas de internet e informática. Na análise que fez sobre atividades fim, a pesquisa concluiu que são as associações patronais, sindicais e profissionais as que mais treinam para essa área, juntamente com as de educação e pesquisa (ambas as áreas com 32%).

A pesquisa também concluiu que mais da metade das organizações (61%) possuem conta ou perfil próprio em alguma rede social, bem como blogs e fóruns, sendo o Facebook o canal mais mencionado (53%). A TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2014 aponta ainda que as ações mais comuns são publicação de notícias (89%) ou temas relacionados à área de atuação das organizações (86%). Atividades envolvendo algum tipo de interação com o público também ocorrem com frequência. Responder comentários e dúvidas de usuários, por exemplo, foi mencionado por 74% das instituições, e 64% delas promovem campanhas de conscientização ou mobilização por meio das redes sociais.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 3.283 organizações sem fins lucrativos nas áreas de cultura e recreação, educação e pesquisa, religião, saúde e assistência social, desenvolvimento e defesa de direitos. Assim como na última edição, a pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos 2014 traçou um perfil dessas instituições, indicando que estas obtêm seus recursos principalmente de doações de pessoas físicas (54%), mensalidades e anuidades pagas por associados (49%). As organizações têm, entre seus públicos de atuação, jovens (52%), crianças e adolescentes (50%) e mulheres (45%), e sua atuação acontece especialmente nas comunidades em que estão inseridas.

Conduzida por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a pesquisa é realizada a cada dois anos, desde 2012, e investiga a infraestrutura disponível e os usos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por parte de organizações brasileiras sem fins lucrativos.

Veja a pesquisa completa aqui.

(Com informações da Assessoria de Comunicação – NIC.br e da S2Publicom)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Nenhum Comentário

Comentários

Deixe um comentário

Adcionar o comentário para esse post

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×