Pesquisa avalia competência moral na formação de enfermeiros - Monitor da Educação Corporativa
Pesquisa avalia competência moral na formação de enfermeiros
Tese da Fiocruz explora atitude de profissionais em dilemas de pacientes juiz, médico e trabalhador
Treinamento de enfermeiros
Treinamento de enfermeiros na Sociedade Brasileira de Cardiologia (Foto: Marcelo Camargo - ABr)
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 3,67 out of 5)
Loading...Loading...
24 - set - 2014
0 Flares 0 Flares ×

Uma tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), investigou a evolução da competência moral durante a formação profissional de enfermeiros. Foram investigados trinta alunos de duas universidades públicas de enfermagem, nas quais os alunos são submetidos a situações de residência e iniciação profissional.

O objetivo foi avaliar o impacto das intervenções pedagógicas para o desenvolvimento da competência moral dos profissionais enfermeiros, e a pesquisa concluiu que é possível elaborar no ambiente de ensino profissional “estruturas cognitivas para evitar uma regressão moral” ao longo da formação. Os estudantes foram consultados sobre situações com pacientes de perfis diferentes (juiz, médico e trabalhador), sendo submetidos a testes de julgamento moral. Como metodologia, foi utilizado o Método Konstanz de discussão de dilemas morais (KMDD), elaborado por Georg Lin, de modo a avaliar o desenvolvimento da competência moral na formação do enfermeiro.

Segundo a autora, Márcia Silva Oliveira (sob orientação do pesquisador Sergio Tavares de Almeida Rego), o estudo se alinha com a perspectiva de um novo paradigma para a educação nas sociedades, trazendo a competência moral como elemento central para a sustentação da democracia, buscando contribuir com métodos que promovam agentes morais competentes. Nos resultados, ficou evidenciada a emergência de se dar o devido lugar do ensino da bioética laica nos currículos, com ênfase nos temas como direitos humanos, justiça e autonomia.

Veja mais informações sobre a pesquisa aqui.

(Com informações do Informe Ensp)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Nenhum Comentário

Comentários

Deixe um comentário

Adcionar o comentário para esse post

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×