Gestão do conhecimento beneficia a orientação estratégica - Monitor da Educação Corporativa
Gestão do conhecimento beneficia a orientação estratégica
Pesquisa feita junto a 241 empresas brasileiras mostra que uma gestão do conhecimento eficiente dá mais solidez ao planejamento.
Revista de Administração Mackenzie
Revista de Administração Mackenzie
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...Loading...
18 - jun - 2014
0 Flares 0 Flares ×

As qualidades da gestão do conhecimento tem sido cada vez mais exibidas na literatura científica e leiga. Mas são ainda poucos os estudos que avaliam sua eficácia. Uma pesquisa publicada na última edição da Revista de Administração Mackenzie (vol.15 no.2, mar./abr. 2014) apurou, por meio de pesquisa tipo survey junto a 241 empresas brasileiras que há sim evidências de que uma boa gestão do conhecimento gera impactos positivos na orientação estratégica dessas empresas, beneficiando assim seu planejamento. A pesquisa foi realizada por professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) – Alex Antonio Ferraresi, Silvio Aparecido dos Santos, José Roberto Frega, e Carlos Olavo Quandt. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários eletrônicos autoadministráveis contendo 54 questões com escalas de 10 pontos para medir o grau de concordância das variáveis dos quatro construtos envolvidos no estudo (gestão do conhecimento, inovatividade, orientação estratégica e resultados organizacionais).

A pesquisa confirma, após a aplicação de um modelo matemático para avaliação das respostas, que o argumento de que os processos da gestão do conhecimento, tais como captura, disseminação e aplicação de conhecimento, fornecem suporte para a formulação de estratégias. Os resultados mostraram evidências que permitiram concluir que a gestão eficaz do conhecimento contribui positivamente para a orientação estratégica, porém não foi possível concluir sobre uma contribuição tão positiva sobre outras variáveis, como a inovatividade e os resultados organizacionais. Quando mediada pela orientação estratégica, a gestão eficaz do conhecimento mostrou efeitos totais e indiretos robustos e estatisticamente significantes sobre os resultados organizacionais. Os impactos da gestão do conhecimento e da inovatividade da empresa mostraram-se significantes e robustos quando alinhados com uma orientação estratégica que permite à empresa se antecipar e responder às condições do mercado. Verificou-se que a gestão do conhecimento permeia todas as relações entre os demais construtos, o que corrobora o argumento de que o conhecimento é um recurso que alavanca as demais atividades geradoras de valor nas organizações. Além disso, o estudo traz implicações gerenciais no sentido de afirmar que a gestão do conhecimento e suas práticas possuem um caráter estratégico que deve ser considerado antes da aplicação de práticas pontuais para o alcance de objetivos específicos.

Leia o artigo publicado na Revista de Administração Mackenzie no índice Scielo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Categorias: Destaques, Pesquisas
Nenhum Comentário

Comentários

Deixe um comentário

Adcionar o comentário para esse post

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×